Projeto social focado no uso eficiente da energia elétrica, que troca geladeiras da população inserida no programa Baixa Renda. Desde o início do programa, há 3 anos, a Coelce já beneficiou comunidades de 63 municípios cearenses, trocando mais de 25 mil geladeiras. Somente 2009, foram recolhidas 9.034 geladeiras, 2.100 litros de óleo lubrificantes, que foram tratados e reutilizados, e, aproximadamente, 910 kg de gás HCFC, que também serão regenerados.
Quem pode participar?
Pessoas classificadas como Baixa Renda, que têm uma geladeira velha para efetuar a troca e estejam em dia com a conta de energia.
Como sei se pertenço ou não à tarifa social de baixa renda?
Se, nos últimos doze meses, o consumo médio da residência é igual ou inferior a 79 KW, automaticamente o titular da conta de energia pertencerá à tarifa social de baixa renda. Se o consumo for de 80 a 220 KW, o titular da conta poderá ser classificado como cliente de baixa renda se este for beneficiário dos programas sociais do Governo Federal e possuir o cartão NIS (Número de Identificador Social).
A inscrição é gratuita?
Totalmente.
O que precisa?
Documento de identificação do titular da conta de energia, as duas últimas faturas devidamente pagas e uma geladeira em mau estado. É necessário ainda pertencer à tarifa social de baixa renda.
Economia
Trocando uma geladeira nova por uma velha, em mau estado, tem-se uma economia de energia de até 70%. Em watts, esse valor representa, para uma geladeira velha, o consumo médio de 90kw/hora/mês, enquanto uma nova consome somente cerca de 24kw/hora/mês. As geladeiras do programa Troca Eificiente Coelce têm selo de consumo tipo "A", que significa eficiência no consumo de energia elétrica.
Os aparelhos velhos das pessoas inscritas e sorteadas irão para a reciclagem. Serão retirados das geladeiras o gás clorofluorcarboneto (CFC), nocivo à camada de ozônio, e resíduos como borrachas, fibras e metais. É importante lembrar que o gás não será liberado ao ar livre, pois deve passar por um processo de renovação para a retirada de impurezas (óleo e água) e, depois, voltar ao mercado a fim de ser reutilizado em outros aparelhos. As novas geladeiras possuem hidrocarboneto (HC), ao invés de CFC, um dos maiores responsáveis pela destruição da camada de ozônio, que protege a população dos raios ultravioleta. A decomposição deste gás poluente é difícil e pode durar até 150 anos.
"ESSA É MAIS UMA AÇÃO DO NOSSO LIDER CAITANO, SEMPRE PREOCUPADO COM O BEM ESTAR DA NOSSA COMUNIDADE."